março 25, 2014

Batata Hasselback com alecrim selvagem

Confesso que nunca fui grande admirador de batatas, usando até muito raras vezes nas receitas que faço, contudo esta é uma batata que é impossível alguém não gostar, comemo-la de imediato com os olhos, ainda com a vantagem de ser super saborosa. Ora vejam lá se me entendem.






Ingredientes:
1 batata média( de preferência bem arredondada)
1 rama de alecrim selvagem
Azeite 
Sal refinado

Modo de preparação:

1- Numa tigela junte 2 colheres de sopa de azeite juntamente com algum alecrim picado,uma pitada de sal e resguarde para apurar.
2- Lave bem a batata, deixando a casca. Faça um corte horizontal na parte que vai apoiar no tabuleiro, de modo a que esta não deslize ou rebole. De seguida faça vários cortes verticais ao longo da batata sem nunca chegar ao fundo. Forre uma assadeira com papel de alumínio, coloque um pouco de azeite no fundo, a batata por cima e regue com metade do molho de azeite e alecrim.
 3- Leve ao forno pré aquecido a 250º durante 15/20 minutos, retire e aplique o resto do molho de azeite e alecrim e coloque novamente no forno durante mais uns 15/20 minutos. A batata estará pronta quando a as beiras da pele se encontrarem ligeiramente queimadas.( Contudo este passo requer muita atenção, pois tem muitas variáveis, como o tamanho da batata e até mesmo a potencia do forno, logo vá dando uma vista de olhos)


Notas:
Esta batata é óptima para acompanhar outros assados(bacalhau, carnes, caça), eu decidi acompanhar com um lombinhos de porco, assados também na prata. Eu apenas usei os palitos de modo a que o tempero penetrasse melhor na batata e a mesma assasse mais rápido.






Sugestão de empratamento



Espero que gostem...Deliciem-se!


2 comentários :

  1. Por que dos palitinhos na batata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cinia Lavinia, usei os palitos para os aromas entranharem melhor na batata e para ficar bem assada por dentro.

      Eliminar