março 25, 2014

Tosta "serrana"

Já lá vão uns anos quando eu entrei no IPB, local de onde tenho muitas e boas recordações,  onde foram feitas muitas amizades, muitas "tainadas", saídas noturnas e por aí fora...Mas no que toca a comida há uma coisa que me vem logo à cabeça, que é nada mais nada menos que as famosas tostas mistas que se comiam na maior parte dos estabelecimentos daquela cidade(Bragança), distinguindo-se pelo tipo de pão utilizado, e pelo seu enorme tamanho(garanto-vos que eram o dobro das que aqui vou apresentar).









Ingredientes: (1 tosta)

-2 fatias finas de broa de mistura ou centeio( estas devem ir de uma ponta a outra, ficando completamente rodeadas pela côdea, sendo esta a parte mais difícil, uma vez que a côdea é bem estaladiça )
4 fatias de fiambre de perú ou frango.
2 fatias de queijo light( ou outro a seu gosto, o de cabra também dá um sabor muito bom)
Manteiga magra

 Modo de preparação:

1- Barre um pouco de manteiga nas partes interiores da tosta, sobre uma fatia coloque duas fatias de fiambre, duas de queijo, duas de fiambre e cubra com a outra fatia.
2- Coloque numa tostadeira(ou então no forno) até que o pão fique  bem tostado(tem de estalar ao trincar).
3- Retire da tostadeira ou forno e aplique mais um pouco de manteiga, desta vez nas partes exteriores da tosta( a manteiga deve ser absorvida de imediato, outra sugestão seria passar pincelar levemente com azeite). Corte em 2/3 partes(pois é muito grande) e está pronta a comer.

Notas: Acompanhe com uma bebida a seu gosto, desde chás a sumos naturais. Eu usei um sumo natural de morango e limão.
Sumo natural de morango e limão 




Sugestão de apresentação


 Espero que gostem...Deliciem-se!


Sem comentários :

Enviar um comentário