abril 29, 2014

Bolinhos de Atum e Batata Doce

Olá a todos. Se há comidinha dá mãe que eu gosto são os bolinhos de bacalhau, então lembrei-me de fazer uma receita de bolinhos um pouco mais saudável, então resolvi trocar o bacalhau pelo atum e a batata normal ou inglesa pela batata doce e em vez de fritar, assar no forno  . O resultado foi muito satisfatório.








Ingredientes: (3 pessoas)

300 g de atum ao natural
300 g de batata doce
1 cebola pequena(eu não usei )
1 dente de alho
1 gema de ovo
Salsa fresca
Pimenta
Azeitonas descaroçadas
Sal fino(apenas se o atum não for salgado)

Modo de preparação:
1- Descasque a batata doce corte em rodelas, coloque dentro de um saco transparente, dê um nó no saco, faça alguns furos com um palito e leve ao microondas por 6 minutos na potência máxima.

2- Retire as batatas então cozidas do saco e coloque num recipiente juntamente com o atum já escorrido. Passe tudo num processador( eu usei varinha mágica) até ficar uma pasta, tempere com sal e pimenta a gosto, adicione a cebola, o alho,e a salsa bem picados e misture com o restante( quem preferir pode usar tudo no processador).

3- Prove para verificar o tempero e só depois junte a gema de ovo. Com a mão faça pequenas bolinhas e coloque no tabuleiro sobre uma folha de papel de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 220º por 20 minutos( não é preciso virar).

Notas: Pode acompanhar com saladas ou arroz(não acompanho muito porque já tem a batata). Eu acompanhei com queijo Quark para molhar os bolinhos.

Vista de perfil
Sugestão de apresentação













Espero que gostem...Deliciem-se!

4 comentários :

  1. Boa tarde. O passo em que diz para aquecer as batatas no microondas é semelhante a cozê-las em agua numa panela no fogão? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim é exatamente a mesma coisa. Apenas usei o outro método por ser mais rápido. Qualquer dúvida é só perguntar.

      Eliminar
  2. Pode ser qualquer saquinho plástico??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa por só responder agora, mas não me apercebi do comentário! Pode usar um saco qualquer, mas caso não seja o o indicado para o microondas então deve fazer um furinhos com a ajuda de um garfo ou palito.

      Eliminar