março 20, 2014

Risotto de Bacalhau

   Cá estamos novamente para mais uma receita, esta ideia surgiu-me quando estava eu num restaurante a jantar um belo risotto de marisco, que me estava a saber pela vida quando olho para a mesa ao lado e vejo uma bela de uma posta de bacalhau. Naquele instante no meu subconsciente parecia que os dois sabores se tinham juntado na minha boca, e era uma sensação boa. Daí pensei vou misturar as duas e fazer um risotto de bacalhau, pois assim foi, eis o resultado.





 Ingredientes:

200g arroz arbório( próprio para risotto)
Queijo mascarpone e mostarda dijon em grãos(eu gosto assim mas é muito comum usar o parmesão ralado)
1 posta média de bacalhau demolhado e desfiado
1 alho francês
1 Cenoura
Ervilhas em vagem( 5 chegam)
1 cebola 
Folhas de salsa
Cebolinho
Sal
Pimenta
Azeite

Modo de Preparação:

1- Começamos por preparar o risotto, como depende de marca para marca, o melhor mesmo é seguir a instrução do pacote.
2- De seguida vamos cortar umas rodelas de alho francês, quer do talo quer da rama e picá-los bem, a cenoura cortar em pequenos quadradinhos e as ervilhas em pequenas diagonais.(É importante os bocados serem pequenos para não ficarem crus). Corte também algumas meias luas de cebola bem finas.
3- 5 minutos antes do tempo de cozedura do arroz, passamos este por um coador e colocamos de imediato novamente na panela acrescentando algum bacalhau desfiado(guarde o restante), uma colher de sopa de queijo mascarpone e 1 colher de chá de mostarda dijon, se necessário ajuste o sal e pimenta. Vai-se mexendo lentamente em lume brando de modo a não agarrar, e passados 3 minutos acrescenta-se então o alho francês, a cenoura e a ervilha, e continua-se a mexer durante mais 2/3 minutos. Cá está o nosso risotto.
4- Mas falta algo aqui, algo que acompanhe o nosso risotto, então pegamos no bacalhau restante juntamos a cebola em meia lua(se esta for brava ou "rabina" como nós aqui costumamos dizer, mal a corte deixe em agua e vinagre de modo a amaciar), misturamos bem e temperamos com azeite. Podemos dizer que é a muito conhecida "punheta" de bacalhau, use o cebolinho para decorar por cima. Está pronto o nosso acompanhamento agora é só servir e saborear.


Eis o resultado final:



Espero que gostem...Deliciem-se!



Sem comentários :

Enviar um comentário